segunda-feira, abril 09, 2012

Seminário Internacional "Alterações climáticas e repercussões sócio-ambientais"


Citando o sítio da organização:

"PORQUÊ SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE?

São Tomé e Príncipe é um Pequeno Estado Insular em Desenvolvimento (SIDS/PEI) que, ao longo do tempo, tem vindo a evidenciar preocupação no que respeita ao fenómeno das alterações climáticas e aos impactos decorrentes, participando ativamente em diversos fóruns regionais e internacionais. Enquanto membro da Aliança dos Pequenos Estados Insulares (Alliance of Small Island States - AOSIS), da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) e do Grupo dos Países Africanos, São Tomé e Príncipe tem partilhado a urgência de adotar medidas conjuntas e de caráter internacional, mas também de âmbito nacional e local, favoráveis à adaptação às mudanças climáticas. Internamente, o país tem encetado um conjunto de programas de ação promotores de mudanças comportamentais de longo prazo propiciadoras de sustentabilidade e enquadradas por projetos de Educação Ambiental.
São Tomé e Príncipe tem vindo a estabelecer parcerias internacionais na área do Ambiente destacando-se, entre outras, a que resultou da iniciativa do Ministério do Meio Ambiente brasileiro com envolvimento de todos os países da CPLP, na produção do livro "Texto base e Passo a Passo para as Conferências nas Escolas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa", que contou com a colaboração de alguns membros da organização do Seminário.
Nos últimos anos realizaram-se no país vários encontros internacionais, resultantes de parcerias estabelecidas entre entidades santomenses e membros da organização, que contaram com a participação ativa de representantes públicos, organizações da sociedade civil e empresas, facilitadores de reflexão, debate e implementação de medidas de ação de caráter temático. Estes eventos científicos têm sido pautados por um modelo de funcionamento misto que tem permitido, por um lado, a reflexão e o debate com base na partilha de conhecimentos; e, por outro lado, o desenvolvimento de atividades práticas de formação e sensibilização, seguindo um espírito de cooperação informal. Contudo, apesar dos encontros anteriores, a problemática dos impactos sócio-ambientais provocados pelas alterações climáticas tem sido secundarizada, sendo cada vez mais importante captar a atenção da comunidade internacional para a criação de parcerias e o reforço de redes nas quais os diferentes atores intervenham e participem. Na sequência da realização do RIO+20, a ter lugar no Rio de Janeiro em Junho de 2012, este evento permitirá aprofundar a problemática ambiental em contexto lusófono, por referência aos princípios então acordados."

Mais informações em: ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E SUAS REPERCUSSÕES SÓCIO-AMBIENTAIS

Sem comentários: