quinta-feira, agosto 31, 2006

Escravos do Paraíso de António Bondoso


Escravos do Paraíso - Vivências de São Tomé e Príncipe (António Bondoso)

"Escravos do Paraíso"é uma viagem profunda à intimidade dos afectos e da paixão pelas Ilhas de São Tomé e do Príncipe, inventadas por Deus e abençoadas pela natureza africana. Dos que viveram e daqueles que ainda permanecem no coração das "Ilhas do Meio do Mundo", são-nos também revelados sentimentos de desilusão e de mágoa pelas dificuldades surgidas nos caminhos da afirmação da independência e, simultâneamente, de uma eterna esperança no futuro do novo País, agora que o ciclo do petróleo ocupa posição cimeira no leque de prioridadesdas novas gerações (...)
"Escravos do Paraíso" percorre parte do trajecto da violência da escravatura e dos serviçais contratados para as roças, ora no "ciclo da cana do açúcar" ora no "ciclo do cacau", permitindo enquadrar episódios reais e testemunhos na primeira pessoa, do tempo mais recente do longo "ciclo da colonização portuguesa" nessas ilhas do Golfo da Guiné.

Sobre o autor:

António Bondoso nasceu em Moimenta da Beira e viveu durante 21 anos em São Tomé, até Outubro de 1974.

Iniciou a sua carreira radiofónica no Rádio Clube de São Tomé em 1967, passando para a ex- Emissora Nacional (EN) em 1973.

Nos anos 80 e 90 foi colaborador da RTP na área do jornalismo desportivo. Na RDP e na TDM-Rádio Macau exerceu cargos de chefia e de direcção.

«Em Macau por Acaso» (1999) foi o seu primeiro livro de poesia, seguindo-se «Tons Dispersos» (2003) e «A Cidade e a Paixão-Poemas de Azul e Branco» (2004).

Sem comentários: